Dados do Trabalho


Título

Potencial impacto de protocolo de atendimento a pacientes vítimas de AVC: análise preliminar em um hospital terciário na Região Sul da Bahia.

Objetivo

Avaliar a taxa de mortalidade dos pacientes admitidos com diagnóstico de AVC isquêmico, em um hospital terciário na Região Sul da Bahia antes e após a implantação de um protocolo de AVC.

Métodos

Estudo descritivo retrospectivo, de caráter ecológico, através de dados extraídos do DATASUS, analisando a taxa de mortalidade dos pacientes admitidos com diagnóstico de AVC isquêmico, no período entre 2018 e 2019 pré protocolo e de 2020 a 2023, pós implementação.

Resultados

No primeiro período analisado, foram inseridos 601 pacientes admitidos com AVC (CID10 I64), com taxa de mortalidade de 20,51%. No segundo, 2382 pacientes, com taxa de mortalidade 19,72%.

Conclusão

Os dados demonstram uma aparente manutenção na proporção de mortalidade nessa população estudada, não podendo indicar, por enquanto, ausência de impacto com a implantação do protocolo assitencial do paciente admitido por AVC. É importante avaliar outras variáveis como aumento populacional, melhoria do acesso aos serviços com aumento da rede de atenção, e conscientização da população para sinais clínicos e necessidade de atendimento hospitalar para pacientes vítimas de AVC. Nesse sentido, é necessário o aumento do tempo de estudo, assim como, analises adicionais como tamanho da população local (cidade da unidade e circunvizinhas), características sócio-epidmiológicas dos pacientes e análise de outras variáveis eventualmente importantes.

Área

Neurointensivismo

Autores

Bruna Carla Feitosa da Silva, Clara Nascimento Passos Silva, David Gomes de Freitas Sales, Matheus Lagarica Lawinscky , Daniella Freire Ribeiro Bernardes , Paulo Roberto Santana de Melo, Eric Ettinger de Menezes Junior