Dados do Trabalho


Título

Achados clínicos de trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar em um centro de terapia intensiva

Objetivo

Descrever os achados clínicos de trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolismo pulmonar (TEP) em um centro de terapia intensiva (CTI).

Métodos

Estudo observacional e transversal, realizado com pacientes internados no CTI de um hospital privado com 60 leitos entre os meses de julho a dezembro de 2023. A análise incluiu todos os pacientes com diagnóstico de TVP ou TEP, cujos dados foram extraídos do prontuário eletrônico com auxílio da ferramenta Business Intelligence (BI). As variáveis foram submetidas à análise estatística descritiva simples.

Resultados

A amostra contou com 75 pacientes, predominando o sexo feminino (39/75; 52%), com idade média foi de 72 anos (mínimo: 42; máximo: 106). Com relação ao perfil de admissão, 55 (73,3%) pacientes eram clínicos e 20 (26,7%) cirúrgicos. O tempo médio de permanência na UTI foi de 9,8 dias, onde todos os pacientes foram avaliados com alto risco para TEV. Verificou-se que 73 (97,3%) pacientes receberam diagnóstico de TVP e 2 (2,6%) de TEP. Quanto às condutas preventivas, 47 (62,6%) realizavam quimioprofilaxia e 28 (37,3%) profilaxia mecânica e/ou motora. A ultrassonografia venosa de membros inferiores foi solicitada em 90,6% dos casos e os demais diagnósticos ocorreram por meio da angiotomografia venosa ou arterial. Foi observado que 11 pacientes evoluíram para óbito.

Conclusão

Foi demonstrada uma baixa ocorrência de TEV, visto que o protocolo de profilaxia de tromboembolismo venoso é aplicado no momento da admissão na UTI, ressaltando a importância desta conduta. No entanto, mesmo com profilaxia adequada, os achados evidenciam os fatores intrínsecos do indivíduo na manifestação da doença.

Área

Hemostasia, Trombose e Transfusão

Autores

Ana Clara Silva Silva, Nathália Maria Santos Barboza, Nathália Lucena Santos, Maria Letícia Gomes Ferreira, Roberta Vicente Cruz, Antônio Gonçalves Oliveira, Claudia Cristina Lira Santana, Alex José Moreira Silva