Dados do Trabalho
Título
Humanização em Unidade de Terapia Intensiva
Objetivo
Apresentar a experiência da equipe multiprofissional sobre as ações de humanização desenvolvidas na UTI.
Métodos
Estudo descritivo sobre a experiência dos profissionais no desenvolvimento e implementação de ações de humanização na UTI. A equipe multiprofissional é composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, assistente social, psicólogas, terapeuta ocupacional, nutricionistas, fonoaudiólogas, farmacêutico e dentista. As ações incluem acolhimento e orientações quanto à rotina da unidade, comunicação alternativa, visita ampliada, alimentação humanizada, celebração de datas comemorativas, projeto Cão Carinho, conhecendo meu bebê, visita no jardim, conferência familiar/aviso de gravidade, comunicação de óbito e atendimento pós óbito.
Resultados
O cuidado humanizado contribui com a recuperação do paciente grave, priorizando seu bem estar biopsicossocial. O cuidado integral compreende estabelecer a comunicação entre equipe multiprofissional, paciente e seus familiares, prioriza sua história de vida e seus hábitos, amplia o olhar além da doença ou procedimento, buscando proximidade e confiança durante todo o período de internação.
Conclusão
Estas ações, incluindo o contato com a família até o final da vida, contribuem de maneira significativa no cuidado e recuperação do paciente. Portanto, o processo de humanização na UTI deve ser uma preocupação dos gestores e dos profissionais de saúde.
Área
Terminalidade, Humanização
Autores
Cristina Ramos Meira, Ana Carolina Palermo dos Santos, Talita D Antonio Siciliano, Leticia Marques Castro Tostes, Mayra Gonçalves Menegueti, Maria Auxiliadora Martins