Dados do Trabalho


Título

Avaliação dos indicadores de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva clínica.

Objetivo

Entender os indicadores de enfermagem dos pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) clínica de crônicos.

Métodos

Avaliamos retrospectivamente o prontuário eletrônico dos pacientes internados na UTI no período de janeiro de 2023 a junho de 2024. Utilizamos a ferramenta Business Intelligence (BI), para coletar dados de flebite, lesão por pressão (LPP), perda de cateter venoso central (CVC), quase erro de medicação, erro de medicação, perda de sonda nasoenteral (SNE), queda, extubação não planejada e perda de cateter vesical de demora (CVD).

Resultados

Após realizarmos a análise do prontuário dos 754 pacientes que foram admitidos na UTI no período acima, identificamos taxas de: 0% de flebite, 1.06% de LPP, 0.13% de perda de CVC, 0% de quase erro de medicação, 0% de erro de medicação, 1.19% de perda de SNE, 0% de queda, 0.13% de extubação não planejada, 0.39% de perda de CVD.

Conclusão

É necessário ter conhecimento dos indicadores de enfermagem pelos gestores da unidade para que se obtenha um gerenciamento correto do setor. Com uma assistência multidisciplinar de qualidade associado a uma continuidade do cuidado de excelência e com reuniões mensais com toda equipe assistencial foi possível identificar e intervir prontamente nas não conformidades encontradas. De posse desta informação conseguimos implementar as contramedidas com o intuito de mitigar os pontos críticos identificados, e com o uso da utilização da ferramenta de Deming conseguimos alcançar o resultado esperado.

Área

Epidemiologia

Autores

Antonio Gonçalves Oliveira, Lucas Goveia Araujo, Bruno Felipe Novaes Souza, Claudia Cristina Lira Santana, Ana Clara Silva Silva, Maria Leticia Gomes Ferreira, Perla Andrade Faustino Silva, Menna Kalanne Araujo Gonçalves Miranda