Dados do Trabalho


Título

Avaliação do Perfil Epidemiológico e funcional do Pró Cirúrgico nas Gastroplastias

Objetivo

A mobilização precoce tem sido reconhecida como uma intervenção fundamental na recuperação pós-operatória de pacientes cirúrgicos. O Protocolo Pró- Cirúrgico é um programa institucionalizado da nossa rede hospitalar, que objetiva elaborar diretrizes no manejo peri e pós operatório com base em evidências científicas. O presente estudo visa descrever o perfil epidemiológico e funcional de pacientes submetidos a gastroplastia e incluídos no protocolo.

Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal e observacional de pacientes submetidos a gastroplastia e incluídos no programa pró cirúrgico em uma unidade de terapia intensiva de um hospital de grande porte de uma rede privada de saúde.

Resultados

Foram incluídos 100 pacientes, com idade média de 51,26 ± 16,14 anos, 77 eram mulheres e 22 homens, com IMC médio de 41,64 ± 6,61 Kg/m2, destes 98 % apresentaram MRC 60 na internação sendo independentes funcionais. A média do tempo de internação foi de 3 dias sendo mais precoce quando comparado a instituições que não tem um protocolo de aceleração definido girando em torno de 8 dias

Conclusão

O protocolo pró cirúrgico tem demonstrado melhora significativa no tempo de internação e na funcionalidade de pacientes submetidos a cirurgias. A implementação desse protocolo resulta em recuperação mais rápida e eficiente, reduzindo o tempo de internação hospitalar e promovendo um retorno mais ágil às atividades de vida diária. Esses resultados destacam a importância do protocolo como uma abordagem eficaz para otimizar o processo de recuperação pós-operatória.

Área

Epidemiologia

Autores

Marcela Rebello Nunes, Wilgor Rodrigues Manfredo, Ricardo Gago dos Santos, Sérgio Nogueira Nemer, Jefferson Braga Caldeira, Leandro Miranda Azeredo