Dados do Trabalho
Título
Enterocolite Necrosante associada a bronquiolite viral aguda: relato de caso
Descrição do caso
D.P.G., 2 meses, 3,18 quilos, prematuro, admitido em UTI devido a quadro de bronquiolite viral aguda por vírus sincicial respiratório e pneumonia, necessitando de intubação orotraqueal e ventilação mecânica. Após quatro dias evoluiu com enterocolite necrosante
(ECN) e necessidade de laparotomia exploradora. Em cirurgia, evidenciou-se necrose sugestiva de isquemia mesentérica, com necessidade de ressecção de delgado e ostomia.
Após dois dias, foi submetido à nova abordagem com achado de múltiplas áreas de necrose e isquemia mantendo 35cm de intestino delgado. Realizada uma 3° abordagem cirúrgica, três dias depois, sem evolução de áreas de necrose, com confecção de anastomoses e 2 bocas de ostomias. Evoluiu com melhora clínica sendo extubado com sucesso, mantendo respiração espontânea sem desconforto respiratório em ar ambiente e sem estridor. Com boa tolerância de nutrição parenteral total (NPT) e ileostomia funcionante, mantido dreno de penrose sentinela à direita sem débito significativo. Nove dias depois, apresentou piora de infecciosa, optado por realizar troca de acesso venoso central e ampliado esquema de antibioticoterapia com meropenem, vancomicina e fluconazol.
Coletado novas culturas (negativas), realizada investigação de trombofilias na família (sem alterações) e de imunodeficiências (IgG baixa), realizada reposição. Paciente com quadro grave de Síndrome do Intestino Curto (SIC), com necessidade de acompanhamento especializado para seguimento do caso.
A ECN é uma das principais etiologias da SIC, ocorrendo principalmente em prematuros ou neonatos, devido ao aumento da permeabilidade e da imaturidade imunitária. As principais medidas terapêuticas consistem no uso de NPT, antibioticoterapia e abordagem cirúrgica.
Área
Pediatria
Autores
Natália Bueno Spicacci, Marley Santos Nascimento, Fernanda Arantes Alves Dornelas, Fernanda de Oliveira César, Kamyla Soares Oliveira, Camila Menezes Rocha, Adna Sirley Ferreira Moreno, Marco Antônio Junqueira Bersani