Dados do Trabalho


Título

Análise dos indicadores de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva de cardiologia clínica

Objetivo

Entender os indicadores de enfermagem dos pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiológica clínica.

Métodos

Foi analisado de forma retrospectiva e longitudinal o prontuário eletrônico de todos os pacientes internados na UTI no período de janeiro de 2023 a junho de 2024. Utilizamos a ferramenta Business Intelligence (BI), para coletar dados de flebite, lesão por pressão (LPP), perda de cateter venoso central (CVC), quase erro de medicação, erro de medicação, perda de sonda nasoenteral (SNE), queda, extubação não planejada e perda de cateter vesical de demora (CVD).

Resultados

Após realizarmos a análise retrospectiva do prontuário dos 800 pacientes admitidos no período acima, identificamos taxas de: 0.12% de flebite, 0.75% de LPP, 0.37% de perda de CVC, 0% de quase erro de medicação, 0% de erro de medicação, 0.37% de perda de SNE, 0% de queda, 0% de extubação não planejada, 0,12% de perda de CVD.

Conclusão

Durante a gestão de uma UTI é extremamente importante o domínio dos indicadores de enfermagem, através de uma gestão efetiva. No período retrospectivo de 18 meses após a coleta dos dados realizamos as análises mês a mês das não conformidades, com discussão entre toda a equipe assistencial. Realizamos os ajustes necessários com o objetivo de conseguirmos uma melhoria na qualidade. Foram realizadas várias intervenções nos planos para reajuste da situação, sempre com o interesse de mitigar as não conformidades. O emprego da ferramenta ciclo de Deming foi primordial para se obter a melhoria dos resultados.

Área

Epidemiologia

Autores

Antonio Gonçalves Oliveira, Camila Fernanda Candido Albuquerque, Bruno Felipe Novaes Souza, Claudia Cristina Lira Santana, Maria Leticia Gomes Ferreira, Lucas Goveia Araujo, Menna Kalanne Araujo Gonçalves Miranda, Roberta Vicente Cruz