Dados do Trabalho
Título
Levantamento sobre doação de córneas entre pacientes internados em unidades de terapia intensiva
Objetivo
Investigar a situação da doação de córneas entre pacientes considerados potenciais doadores internados em unidades de terapia intensiva (UTI).
Métodos
Estudo observacional e transversal que analisou as fichas da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes de um hospital particular com 60 leitos de UTI no período de janeiro de 2022 a junho de 2024. Foram avaliadas a quantidade de entrevistas realizadas, de captações bem-sucedidas e os motivos de recusa da doação de córneas entre pacientes potenciais doadores.
Resultados
Observou-se um crescimento na doação de córneas entre os pacientes que evoluíram para óbito nas UTIs. Em 2022, dos 42 óbitos com perfil compatível para doação, 6 famílias (14%) foram entrevistadas, resultando em 2 doações efetivas (4,8%), com as recusas ocorrendo devido a dissenso familiar e desconhecimento familiar sobre o desejo do paciente. Em 2023, com 62 óbitos compatíveis, o número de entrevistas aumentou para 28 (45%), gerando 8 doações (12,9%), sendo as recusas motivadas por dissenso familiar, contrariedade do paciente em vida e receio da demora na liberação do corpo. Já em 2024, dos 25 óbitos compatíveis, 19 (76%) entrevistas foram realizadas, resultando em 13 doações (52%) e 6 recusas atribuídas a dissenso familiar, convicções religiosas e outros motivos.
Conclusão
O estudo revelou progresso significativo na captação de córneas, com aumento tanto na quantidade de entrevistas como nas doações efetivadas. Apesar do avanço, faz-se necessário planejar estratégias contínuas de sensibilização e comunicação eficaz com as famílias dos pacientes na UTI para aumentar a aceitação da doação de córneas.
Área
Terminalidade, Humanização
Autores
Bruno Felipe Novaes Souza, Fernanda Emanuely Monteiro Silva, Antonio Gonçalves Oliveira, Amanda Aparecida Silva, Ana Paula Vasconcelos Farias Rocha, Cristhiane Costa, Ariadne Gomes de Andrade Dias, Danielle Menezes Vargas Silva