Dados do Trabalho


Título

Análise epidemiológica do número de internações por Sepse nos últimos 5 anos no estado de Sergipe

Objetivo

Apresentar uma análise epidemiológica acerca do número de internações por Sepse em um período de 5 anos no estado de Sergipe.

Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico, de caráter observacional e abordagem quantitativa. Os dados utilizados no estudo foram obtidos através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), durante o período de Junho de 2019 até Junho de 2024, sendo categorizados de acordo com a faixa etária, visando um melhor entendimento.

Resultados

De acordo com os dados, o estado de Sergipe apresentou um total de 4864 casos de internações por Sepse, dentre todos os municípios sergipanos contabilizados no DATASUS. Nesse âmbito, foi visualizado que pacientes com mais de 50 anos apresentaram a maior prevalência de internações por Sepse nos últimos cinco anos, totalizando 3476 internações, demonstrando a maior dificuldade de identificar um foco infeccioso nessa faixa etária, propiciando a instalação da infecção generalizada com maior facilidade e, consequentemente, sendo necessário a internação. Por outro lado, adultos jovens, crianças e adolescentes demonstraram uma menor prevalência nas internações por Sepse em relação às faixas etárias mais avançadas (1388). Entretanto, um número alarmante foi a grande incidência de internações em pacientes menores de 1 ano, com um total de 318 casos, provavelmente pela imaturidade imunológica infantil.

Conclusão

Os resultados obtidos comprovam que a Sepse é uma causa importante de internações em Sergipe, principalmente em faixas etárias mais avançadas por conta das consequências do processo de senilidade. Desse modo, é de fundamental importância uma identificação e tratamento precoce para diminuir as internações no estado.

Área

Epidemiologia

Autores

João Otávio Marques de Souza, Ana Elvira Marques de Souza, Maria Fernanda Santana Barroso, Rafael Reis e Silva, Halley Ferraro Oliveira