Dados do Trabalho
Título
Repercussões em longo prazo no repertório cognitivo e comportamental de crianças pós-anestesiadas com cetamina
Objetivo
Este estudo avaliou os possíveis danos da cetamina ao cérebro em desenvolvimento e suas repercussões a longo prazo, focando nas alterações cognitivas e comportamentais em pacientes pediátricos submetidos à sedoanalgesia com cetamina.
Métodos
Estudo clínico não randomizado, utilizando o Teste de Triagem do Desenvolvimento - Denver II, que consiste em 125 itens divididos nas áreas pessoal-social, motor fino-adaptativa, linguagem e motor amplo. Participaram do estudo 19 crianças de 0 a 5 anos, divididas em dois grupos: G1, (10 pacientes sedoanalgesiados com cetamina), e G2, (9 pacientes sedoanalgesiados com outros sedoanalgésicos). O número de falhas em cada área foi estratificado em forma de percentual e convertido em tabela pelo Programa Prism 8.0. Os dados foram tabulados e calculou-se a média percentual das variáveis dos domínios, após 7 e 15 dias, 6 e 9 meses de suspensão da sedação
Resultados
Pacientes pós-anestesiados com cetamina apresentaram comportamentos de desenvolvimento atípicos mais acentuados nas áreas pessoal-social e cognitiva, incluindo linguagem e habilidades motoras finas e grossas. Além disso, algumas respostas atípicas de desenvolvimento no G1 mantiveram-se por um período mais prolongado.
Conclusão
Este estudo traz à luz informações sobre os efeitos a longo prazo da cetamina em pacientes pediátricos, revelando um impacto significativo de forma mais acentuada e persistente. Essas descobertas enfatizam a necessidade de reavaliar o uso da cetamina na pediatria, bem como de conduzir estudos mais abrangentes para elucidar completamente os efeitos dessa droga no desenvolvimento infantil.
Área
Pediatria
Autores
Mary Lucy Ferraz Maia, Paulo Monteiro Filho, Cristiane Socorro Ferraz Maia, Enéas Andrade Fontes-Junior, Jackeline Kerlice Mata Gonçalves, Maria Dinair Gonçalves Batista, Kissila Marvia Matias Machado