Dados do Trabalho
Título
Taxa de cura com o uso de polimixina inalatória e intravenosa versus polimixina intravenosa para pneumonia por bactérias gram-negativa : revisão sistemática e meta análise
Objetivo
A ocorrência de pneumonia hospitalar é um grande desafio na prática clinica diária, pois além de aumentar o tempo de internamento, também apresenta alta taxa de mortalidade. As bactérias gram-negativas são os principais patógenos responsáveis pelos casos de pneumonia hospitalar, principalmente associado a ventilação mecânica. Uma das suas principais características marcantes é a capacidade de se adaptar a ambientes desfavoráveis e desenvolver mecanismos de resistência a antibióticos, sendo necessário estudados constantes de alternativas de utilização de novas vias de administração e doses dos fármacos já existentes, além do desenvolvimento de novas opções de tratamento.
Métodos
foi realizada uma revisão sistemática e meta analise incluindo estudos observacionais e randomizados os quais comparam o uso de Polimixina inalatória e intravenosa (IN + IV) com uso de Polimixina intravenosa (IV) em pacientes com pneumonia por bactérias gram-negativas. Os artigos foram obtidos através do PubMed, Embase e Cochrane.
Resultados
Foram incluídos 14 estudos. A taxa de cura clinica foi maior no grupo Polimixina IV com Odds Ration (ODDS) 0,75 ( 0,48 – 1,17) e p = 0,01. Quanto a cura microbiológica também houve um predomínio no grupo Polimixina IV ( ODDS 0,5 0,38 -1,29) porém sem significância estatística. Na análise de mortalidade, houve mmaior número de casos no grupo Polimixina IV + IN tanto para mortalidade por causas gerais quanto n análise de óbito por pneumonia.
Conclusão
O uso de Polimixina IV + IN não trouxe melhores desfechos clínicos em pacientes com Pneumonia por bactérias gram-negativas.
Área
Sepse
Autores
Andressa de Souza Bertoldi, Giovana Landal de Almeida Lobo, Viviane Bernardes de Oliveira Chaiben, Felipe Francisco Bondan Tuon