Dados do Trabalho


Título

Epidemiologia de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Brasil entre 2014 e 2024.

Objetivo

Analisar a epidemiologia do Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Brasil, entre janeiro de 2014 e junho de 2024, considerando internações, óbitos e taxa de mortalidade por região.

Métodos

Estudo retrospectivo utilizando dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Datasus. Foram analisadas internações por AVC, óbitos e taxas de mortalidade ajustadas por região, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) para AVC isquêmico, transitório, e hemorrágico ou não especificado. As regiões foram divididas em Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Resultados

No período estudado, ocorreram 1.917.245 internações por AVC em UTIs no Brasil, resultando em 280.285 óbitos, com uma taxa de mortalidade global de 14,62%. A Região Nordeste apresentou a maior taxa de mortalidade (16,24%), seguida pelas Regiões Norte (15,97%), Sudeste (14,76%), Centro-Oeste (13,60%), e Sul (11,88%). A maior concentração de internações ocorreu na Região Sudeste (803.191), enquanto a Região Norte apresentou a menor quantidade de internações (112.987), mas com uma das maiores taxas de mortalidade.

Conclusão

A análise revelou uma variação regional significativa na mortalidade por AVC em UTIs no Brasil, com as Regiões Norte e Nordeste apresentando as maiores taxas de mortalidade. Esses dados sugerem a necessidade de reforço nas políticas públicas de saúde para a prevenção e tratamento do AVC nessas regiões, além de aprimoramento das infraestruturas hospitalares e capacitação profissional em UTIs. A melhoria dos cuidados intensivos, especialmente nas regiões com maiores taxas de mortalidade, é crucial para reduzir os óbitos relacionados ao AVC no Brasil.

Área

Epidemiologia

Autores

Marielle Robaina Glória Lisboa, Isabelle Robaina Glória, Amanda Mendes Apostolico, Renata Ribeiro Gouvea, Pedro Marconi Zillmann da Costa, Thiago Rodrigues de Alvarenga, Mariana Soares Pereira Souza