Dados do Trabalho


Título

Resultados da cirurgia citorredutora com quimioterapia hipertérmica intraperitoneal

Objetivo

A cirurgia citorredutora associada à quimioterapia hipertérmica intraperitoneal (CC-QTHI) é uma abordagem terapêutica promissora para neoplasias peritoneais, mas ainda existem lacunas no conhecimento sobre seus resultados em diferentes grupos de pacientes. Este estudo visa avaliar os desfechos da CC-QTHI em uma população variada, contribuindo para o entendimento de suas implicações clínicas.

Métodos

Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo, incluindo pacientes submetidos consecutivamente à CC-QTHI no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, entre 2010 e 2015. O desfecho primário foi a mortalidade hospitalar e em 28 dias. Os desfechos secundários incluíram as características dos pacientes e sua evolução durante a internação.

Resultados

Foram avaliados 71 pacientes, com média de idade de 51,3±12,8 anos, 66% mulheres, 62% com ECOG 0 e 85% com KPS 90-100. O sítio primário mais comum foi o apêndice (51%), e 85% dos pacientes foram classificados como eutróficos. SIRS e uso de drogas vasoativas ocorreram em 59% dos casos, com mediana de balanço hídrico de 9.400 ml (IIQ 3.300-12.310 ml). A mortalidade hospitalar foi de 9,9%, e a mediana de sobrevida geral foi de 3,9 anos (IIQ 1,4-6,3 anos). Complicações infecciosas ocorreram em 18,3%, mas não foram fatores independentes de mortalidade. Na análise multivariada, idade (OR=1,16), IMC (OR=1,15) e tempo de UTI (OR=1,8) foram identificados como preditores independentes de mortalidade.

Conclusão

A CC-QTHI mostrou resultados de mortalidade e sobrevida compatíveis com a literatura, com idade, IMC e tempo de UTI como preditores independentes de mortalidade. Embora promissor, o tratamento exige seguimento prolongado devido às complicações associadas.

Área

Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma

Autores

CARLOS ALBERTO CORDEIRO DE ABREU FILHO, JOAO MANOEL DA SILVA JUNIOR, LUIZ DALFIOR JUNIOR, CARINA ISMAIL LEOMIL, PAULO CESAR LEONARDI, NICOLE LOPES CAVALCANTE MACHADO, ANA CLARA LEGAL, BRUNO DEL BIANCO MADUREIRA