Dados do Trabalho
Título
Evolução dos casos notificados e confirmados por leptospirose no estado do Rio Grande do Sul nos últimos cinco anos
Objetivo
Comparar a evolução do número de casos notificados de leptospirose entre os meses dos últimos cinco anos no Rio Grande do Sul (RS).
Métodos
Consiste em um estudo descritivo, observacional, quantitativo, com análise de estatística central, sobre dados da evolução de casos notificados confirmados de leptospirose no Rio Grande do Sul. Os dados demográficos foram obtidos em agosto de 2024, por meio do sistema Tabwin, DATASUS, mediante registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Os critérios de inclusão foram casos confirmados e sua evolução (cura, óbito pelo agravo notificado, óbito por outra causa e ignorados), entre julho de 2019 e junho de 2024, por leptospirose (Código CID-10: A27).
Resultados
O total de casos, no Brasil, foi de 13.269, dos quais 1.886 (14,21%) foram registrados no RS. Nesse cenário estadual, o número de notificações de cada mês do primeiro semestre de 2024 superou, com exceção de março, todos os correspondentes dos outros anos. Ainda, ressalta-se que o mês de maio de 2024 apresentou 265 casos, representando um aumento percentual de 1.192,68% em relação à média do mês de maio dos outros quatro anos. Além disso, ainda para o mês de maio de 2024, cerca de 7,5% tiveram evolução para óbito. Entretanto, 81,01% dos casos totalizados durante esses 5 anos, evoluíram para cura.
Conclusão
O perfil das notificações nessa região apresentou variações, principalmente diante do aumento em 2024, que pode ser explicado por diversos mecanismos causadores, a exemplo da possível alta de transmissão por fatores ambientais, como enchentes.
Área
Epidemiologia
Autores
Luiza Vedana Miotti , Ana Beatriz Bavaresco, Luan Matheus Siqueira Lima, Fernanda Janones Manfredinho