Dados do Trabalho
Título
Perfil sociodemográfico de idosos, em uso de polifarmácia, hospitalizados entre 2018 e 2023 em um município do sudoeste paranaense
Objetivo
Caracterização do perfil sociodemográfico de pacientes idosos hospitalizados, em
uso de polifarmácia, entre 2018 e 2023.
Métodos
Trata-se de um estudo observacional, transversal de base secundária, quantitativo, descritivo, delineado a partir de uma amostra composta por 171 indivíduos. Como critérios de inclusão, foram considerados aqueles entre 65 e 70 anos, em uso de quatro ou mais medicamentos, internados em um hospital do sudoeste do paranaense, durante os primeiros semestres de 2018, 2020 e 2023. A fim de descrever as características epidemiológicas dessa população quanto ao sexo, estado civil, escolaridade e profissão, os dados foram obtidos por meio de prontuários eletrônicos, sob aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, e submetidos à análise estatística no software STATA (Statistical Software for Professionals, Texas), versão 13.1.
Resultados
A maioria dos participantes era do sexo masculino (55%), com idade de 65 e 67 anos, casados (54,4%) e hospitalizados, majoritariamente (113 indivíduos), em 2023. Em relação à escolaridade, não havia declaração em 64,9%, seguido por 19,9% com fundamental completo. Frente à profissão, 29,8% dos idosos eram aposentados, todavia os dados de 57,3% não foram informados.
Conclusão
A principal limitação desta pesquisa é condicionada à presença de lacunas nos prontuários, especialmente sobre os itens de escolaridade e profissão, os quais, caso fossem relatados, permitiram uma análise mais fidedigna da investigação da vulnerabilidade de toda a amostra, e não somente de uma porção dela - que continha o registro dessas informações.
Área
Epidemiologia
Autores
Luiza Vedana Miotti, Carla Geovana Surdi Bertelli, Tauany Peretti, Carla Zanelatto