Dados do Trabalho


Título

Trombectomia mecanica para tratamento de acidente vascular encefálico isquêmico e tromboembolismo pulmonar com instabilidade hemodinamica associado: um relato de caso.

Descrição do caso

O advento da trombectomia mecânica (TM) acompanha a vanguarda do tratamento endovascular para acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi), estando nos holofotes devido a recente inclusão do procedimento na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, relatamos aqui a experiencia de uma paciente com antecedente de tromboembolismo pulmonar (TEP) cronico em uso de Rivaroxabana admitida no Hospital de Clínicas da UNICAMP com quadro sugestivo de AVEi confirmado pela neuroimagem, porém com trombólise contraindicada pelo uso da anticoagulação, sendo realizada TM e encaminhada a unidade de terapia intensiva (UTI) para vigilancia neurológica. A paciente seguia em curva de melhora dos deficits, mantendo estabilidade clínica e hemodinamica, quando cursou com insuficiencia respiratória hipoxemica e piora hemodinamica de forma aguda, necessitando de intubaçao orotraqueal e acoplamento ao ventilador mecanico. Realizado ecocardiografia transtoracica e angiotomografia computadorizada de tórax com evidencia de TEP maciço associado a disfunçao do ventriculo direito por consequencia. Acionada a equipe de Cirurgia Vascular, viabilizamos uma nova trombectomia, dessa vez para tratamento do TEP com remoçao dos trombos e reperfusao locorregional. A despeito do sucesso das duas intervençoes, a paciente seguiu em piora hemodinamica progressiva, disfunção de multiplos orgaos e sistemas e óbito após uma semana de internação.

Área

Neurointensivismo

Autores

Caio Araujo, Bernardo Rezende, Joao Paulo Melo, Luciana Tiziani, Talita Sansoni, Jorge Paredes, Antonio Francisco de Oliveira Neto