Dados do Trabalho
Título
Relação entre o número de buscas ativas e de notificações com indicadores de desempenho de transplantes do Maranhão
Objetivo
Analisar as relações entre buscas ativas e notificações com indicadores de desempenho da Central de Transplante de Órgãos, considerando a influência das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).
Métodos
Estudo observacional e retrospectivo com dados da Central Estadual de Transplantes do Maranhão, de agosto de 2023 a junho de 2024. Foram analisadas as variáveis: número de buscas ativas, notificações, profissionais capacitados, protocolos de morte encefálica (ME) concluídos e unidades hospitalares com CIHDOTT. A análise foi realizada no programa R Core Team 4.4.4.
Resultados
As análises mostram que o número de notificações de ME tem uma correlação positiva forte com buscas ativas (0.738, p significativo), protocolos concluidos (0.966, p < 0.01), e unidades CIHDOTT (0.806, p < 0.05), mas é fraco com profissionais capacitados (0.074, p > 0.05). Buscas ativas correlacionam-se fortemente com protocolos concluídos (0.834, p < 0.05) e unidades CIHDOTT (0.749, p < 0.05), e negativamente com profissionais capacitados (-0.274, p > 0.05). Protocolos concluídos são preditores significativos para notificações (coef. 1.546, p = 0.00252).
Conclusão
O estudo demonstra que o aumento no número de notificações e buscas ativas está fortemente associado ao aumento na conclusão de protocolos de ME e ao número de unidades hospitalares com CIHDOTT. A falta de associação significativa com o número de profissionais capacitados sugere que outros fatores podem ser mais determinantes nos processos de notificação e busca ativa.
Área
Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma
Autores
Carlos Vinícius vale de andrade Costa, Celso Antônio Magalhães Ramos, Bruno Miranda Rosa Gonçalves, Nicollas Barroso Oliveira Pereira, Hiago Sousa Bastos, Vinicius Freire Pereira