Dados do Trabalho


Título

Análise do quantitativo de internações por Tromboembolismo Pulmonar no ano de 2023 no Estado de Sergipe .

Objetivo

Apresentar uma análise epidemiológica relacionando o quantitativo de internações para o quantitativo de óbitos por Tromboembolismo Pulmonar no ano de 2023

Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico, de caráter observacional e abordagem quantitativa. Os dados utilizados no estudo foram obtidos através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), durante o período de Janeiro de 2023 até Dezembro de 2023, sendo categorizados de acordo com o número total de internações de embolia pulmonar.

Resultados

Em 2023, a distribuição mensal das internações por Tromboembolismo Pulmonar apresentou variações significativas ao longo do ano. Em janeiro, foram registradas 3 internações. O mês de Fevereiro contou com 5 internações, enquanto Março e Abril tiveram apenas 1 internação cada um. Maio também registrou 2 internações e, em Junho, houve somente 1 internação. Os meses de Julho e Agosto apresentaram 3 internações cada. O mês de Setembro foi o mais crítico, com 8 internações. Outubro e Novembro tiveram 4 internações cada um, e Dezembro encerrou o ano com 1 internação. No total, foram registradas 36 internações por tromboembolismo pulmonar em 2023 no estado de Sergipe, porém sem uma certa correlação da quantidade de internações com o seu respectivo mês.

Conclusão

Os resultados obtidos comprovam que o Tromboembolismo Pulmonar não é uma causa de internação prevalente em Sergipe. Entretanto, acredita-se que a apresentação desses dados são fundamentais para demonstrar a importância da prevenção desta doença, visando a diminuição dos casos desta doença no estado.

Área

Epidemiologia

Autores

Rafael Reis e Silva, João Otávio Marques de Souza, Arthur Ferreira Cavalcanti , Halley Ferraro Oliveira