Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DO GRAU DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS MÉDICOS EM UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO EM CUIDADOS PALIATIVOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEA
Objetivo
Os cuidados paliativos são uma abordagem médica que busca melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves ou terminais, focando no alívio de sintomas e no suporte emocional, social e espiritual. Esses profissionais muitas vezes enfrentam desafios na condução humanizada do processo de morte, em parte devido à falta de formação e capacitação em cuidados paliativos. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo investigar o conhecimento em cuidados paliativos através da percepção de profissionais médicos de diferentes hospitais da região metropolitana de Fortaleza. Esse estudo adotou como metodologia uma abordagem qualitativa e de pesquisa documental, bibliográfica e empírica. Participou da pesquisa 81 médicos de diferentes hospitais.
Métodos
Esse estudo adotou como metodologia uma abordagem qualitativa e de pesquisa documental, bibliográfica e empírica. Participou da pesquisa 81 médicos de diferentes hospitais. O estudo demonstrou que uma parcela significativa da amostra, expressou não se sentir capacitada em relação ao tema dos cuidados paliativos
Resultados
O estudo demonstrou que uma parcela significativa da amostra, expressou não se sentir capacitada em relação ao tema dos cuidados paliativos. Essa falta de preparo e confiança pode representar um obstáculo para a implementação eficaz dos cuidados paliativos na prática clínica da UTI, comprometendo a qualidade do cuidado prestado aos pacientes.
Conclusão
Essa discrepância entre o reconhecimento da importância dos cuidados paliativos e a autopercepção da falta de habilidade destaca a necessidade de investir em educação médica continuada e capacitação direcionada em cuidados paliativos.
Área
Terminalidade, Humanização
Autores
SANDRO ROBERTO CAVALCANTE BANDEIRA, JOEL ISIDORO COSTA, MARIA NAGELA CAVALCANTE BANDEIRA