Dados do Trabalho


Título

Infecções relacionadas à assistência à saúde em unidade de terapia intensiva na região da amazônica.

Objetivo

Objetivo: Descrever o perfil de Infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) em hospital privado da região Amazônica.

Métodos

Metodologia: Estudo descritivo quantitativo, os dados foram coletados por meio do sistema EPIMED monitor. Para análise dos dados utilizamos estatística descritiva.

Resultados

Resultados: As taxas analisadas neste estudo foram geradas no ano de 2023. Foram notificados 148 pacientes com IRAS com taxas iguais 2,38% e densidade anual 5,26%. Dentre as infecções associadas a dispositivos com maior incidência foram pneumonia associada a ventilação mecânica densidade de 0,93 e infecção do trato urinário com densidade de 1,02. A taxa de óbito por IRAS em 2023 alcançou 12,3% apresentando aumento em torno de 6,32%, nos meses de Novembro/Dezembro. Identificamos aumento gradativo nos últimos meses da densidade de incidência de IRAS. As principais culturas encontradas foram Escherichia coli (11,09%) e Klebsiella pneumoniae (14,15%). o controle de Infecção Hospitalar tem o intuito de levantar os riscos e realizar ações preventivas, assim como dar visibilidade aos índices das infecções por dados estatísticos. A análise e acompanhamento dos dados epidemiológicos de IRAS podem proporcionar planejamento de ações voltadas para prevenção desse agravo. O aumento gradativo nos últimos meses da densidade de incidência de IRAS, foi devido a inserção dos dados das infecções por Clostridium difficile.

Conclusão

Conclusão: Controle das taxas de infecção é importante para elencar métodos e reorientar as atividades de assistência a saúde dos pacientes voltadas para prevenção de IRAS. Através dos dados de monitoramento é possível identificar estatisticamente os tipos de infecções e os agentes patogênicos.

Área

Epidemiologia

Autores

Ana Trindade Pereira Souza , Edgar Brito Sobrinho, Renata Cecília Silva Freire Cecília Silva Freire, Jackson Douglas Da Silva Freire, Marcia Helena Alves Rodrigues Lima, Gisele Moraes Souza, Cristiane Guimarães Monte