Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico e desfechos de pacientes admitidos na UTI de um hospital estadual de alta complexidade do Maranhão.

Objetivo

Descrever o perfil clínico e desfechos de pacientes da UTI Geral 1 do Hospital Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira de janeiro a junho de 2024.

Métodos

Estudo descritivo cujos dados para análise foram coletados da plataforma Epimed Monitor referente aos meses de janeiro a junho de 2024. Por meio de medidas risco-ajustadas e do cálculo de escores de prognóstico validados para UTIs Gerais, a ferramenta Epimed Monitor possibilita coleta de informações sobre perfil e performance de unidades de terapia intensiva. Essas informações foram sistematizadas e analisadas através de tabelas, seguindo a sequência e distribuição das variáveis.

Resultados

Foram analisados 242 pacientes, dos quais 45,1% eram do sexo feminino e 54,9% masculino. Eram predominantemente clínicos (94,3%), prioridade 2 (49,3%), com índice de comorbidades de Charlson médio elevado (2,8). O diagnóstico de choque séptico foi observado em 74,89% dos pacientes desde admissão. A maioria (75,76%) dos pacientes possuíam gravidade muito elevada, com SAPS-3 médio 68,3 com TMP, IC 95% de 0,52 e mortalidade prevista pelo SAPS de 51,09%. 73,39% dos pacientes receberam alta melhorada, com tempo médio de internação de 7,6 dias caracterizando um índice de renovação ou giro de rotatividade de 19,42. Daqueles que receberam alta da UTI, 59,2% receberam alta hospitalar.

Conclusão

A análise sistemática do perfil e desfechos dos pacientes admitidos na unidade referência para pacientes clínicos de alta complexidade contribui significativamente para evolução das práticas gerenciais, orientando e otimizando a alocação de investimentos com foco na qualidade e segurança do paciente crítico.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Eryka Escórcio Brito Rêgo , Rosimarie Morais Salazar, Maico Moraes Oliveira, Pedro Hugo Sampaio Bringel, Mirela Moema Sousa Arouche de Faria