Dados do Trabalho
Título
MUDANÇAS NA PERCEPÇÃO DE FAMILIARES DE PACIENTES ADMITIDOS EM UTI APÓS ACOLHIMENTO MULTIPROFISSIONAL: Um Estudo na Amazônia Ocidental.
Objetivo
Avaliar a percepção dos familiares de pacientes internados em âmbito de terapia intensiva antes e imediatamente após o acolhimento multiprofissional através do Questionário de Percepção de Familiares de Pacientes Admitidos em UTI (QPFPI).
Métodos
Este estudo analítico transversal foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas do Acre. Nesta pesquisa, utilizou-se um questionário para avaliar a percepção de familiares de pacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, Acre. O instrumento foi aplicado a familiares de pacientes críticos admitidos à Unidade antes do acolhimento multiprofissional e imediatamente após o acolhimento multiprofissional. Na abordagem, instruiu-se o participante a responder a um questionário estruturado com a finalidade de avaliar quatro eixos. O eixo I direcionou-se a avaliar "Compreensão geral sobre a UTI". O eixo II avaliou "Percepção sobre a gravidade do familiar", o eixo III avaliou "Sentimentos e expectativas" e o eixo IV avaliou "Necessidade de apoio". Após a coleta dos dados, os resultados foram avaliados através do teste Qui-Quadrado de Homogeneidade no software SPSS 29.0.
Resultados
Foram incluídos na pesquisa 10 participantes. Mediante análise dos dados, verifica-se que o acolhimento multiprofissional desempenha mudança de percepção nos eixos I, II e III (p<0,05).
Conclusão
Conclui-se que o acolhimento multiprofissional influencia a mudança de percepção de familiares gravemente enfermos ao que se refere a compreensão geral sobre a UTI, ao entendimento da gravidade do familiar internado e aos sentimentos e expectativas, demonstrando ser um importante instrumento de vínculo com o familiar.
Área
Terminalidade, Humanização
Autores
AUREA DOS SANTOS RODRIGUES, MARCIA ODILIA MARÇAL DE VASCONCELOS, CELSO GUSTAVO RITTER, Janaica Ribeiro da Silva, Thaisa Larissa Bonfim de Souza, Simone Aparecida Fernandes da Silva, Evilena Lima da Silva, ANTONIO ARLEN DA SILVA FREIRE