Dados do Trabalho
Título
Atuação da Odontologia Hospitalar na prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica: um estudo de caso-controle em uma Unidade de Terapia Intensiva da Amazônia Ocidental.
Objetivo
Avaliar a associação entre os cuidados de saúde bucal realizados periodicamente e a prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica através de um estudo de caso-controle, avaliando-se um cenário em que a Odontologia Hospitalar está inserida em relação a um cenário anterior, em que a Odontologia Hospitalar não estava presente na Unidade de Tratamento Intensivo.
Métodos
Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade São Leopoldo Mandic mediante o parecer nº 5.237.122. O grupo caso incluiu prontuário de pacientes no período em que a Odontologia Hospitalar não estava presente na equipe e o grupo controle incluiu pacientes atendidos rotineiramente pela equipe de saúde bucal. A detecção do diagnóstico de pneumonia associada à ventilação mecânica ocorreu através da identificação de microrganismos no aspirado traqueal. Após a análise dos dados, estabeleceu-se o risco relativo e ods-ratio entre os grupos, bem como análise do teste qui-quadro para verificar a associação entre o atendimento odontológico e a incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica.
Resultados
120 pacientes foram incluídos no grupo controle e 67 pacientes foram incluídos no grupo caso. No grupo caso, 20% apresentaram PAV, enquanto no grupo controle 6,8% apresentaram a doença. O grupo caso apresentou o Ods-Ratio de 2,99. O teste qui-quadrado de independência mostrou uma associação positiva entre o atendimento odontológica e a redução de PAV (p=0,006).
Conclusão
Conclui-se que a assistência odontológica desempenha evidência na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica,
Área
Sepse
Autores
ANTONIO ARLEN DA SILVA FREIRE, CHRISTIANE LOPES DE SOUSA PORTO, WÂNIA PATRÍCIA TOJAL DA SILVA, MÁRCIA ODÍLIA MARÇAL DE VASCONCELOS