Dados do Trabalho


Título

ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE HEMORRAGIAS EXSANGUINANTES E/OU SUSPEITA DE HEMORRAGIA INTERNA.

Objetivo

Avaliar o atendimento às vítimas de hemorragias exsanguinantes e/ou suspeita de hemorragia
interna

Métodos

Pesquisa descritiva de caráter observacional com a utilização da plataforma digital, Google Forms, utilizando formulário elaborado com questionário simples e utilizando a técnica do “Snowball”, direcionado aos profissionais da saúde que com vivência no atendimento às emergências hemorrágicas.

Resultados

Dos 56 participantes,48% eram TE/AE ,36%enfermeiros com, 13%condutores e 4%médicos. Idade média 40anos±9,5, experiência em emergência 10anos ±7,8. Houve correlação significativa entre o atendimento de hemorragia exsanguinante e a profissão (p=0.01), experiência profissional (p=0.001) e a idade dos participantes (p=0.000). 60% dos participantes souberam reconhecer hemorragia interna pelos sinais do choque hipovolêmico (hipotensão, taquicardia, sudorese, pulso filiforme),entretanto, 14% não souberam identificar, em 13% dos profissionais faltaram conhecimentos necessários para identificação de uma hemorragia interna, 26% dos participantes comentaram sobre a dificuldade no acesso ao local e a própria vítima, 16% relataram dificuldades por falta de materiais (estrutura, medicamentos, acesso venoso), 4% comentaram sobre inexperiência profissional, 8% tiveram dificuldade em estancar o sangramento da vítima relacionado a extensão da lesão.

Conclusão

O tratamento de hemorragias exsanguinantes e internas é altamente especializado e
requer profissionais de saúde treinados e equipamentos adequados. O atendimento
deve ser individualizado, levando em consideração a gravidade da situação e a
condição específica da vítima. A rapidez na avaliação e na intervenção é fundamental
para aumentar as chances de recuperação da vítima.

Área

Emergências e Coronariopatias

Autores

Sônia Couto Ramos, Tais Lorenzetti Masotti Fortes, Daniel Victor Rodrigues Araújo, Danilo Viana Domingues, Estela Barbosa de Souza, Igor Martins dos Anjos, Juliana Maria Jesus, Robson Carvalho Gonçalves